Seja ‘hot stamp’, serigrafia, tampografia ou qualquer outra variação, escolher a técnica de impressão correta é fundamental para garantir a viabilidade de diversos projetos. Afinal, além de gerar resultados visualmente melhores, esse cuidado também garante uma intensa economia de recursos.
Visando explicar isso de maneira mais completa, compilamos e apresentamos, a seguir, alguns dos principais pontos sobre cada uma dessas alternativas. Além disso, no fim do artigo, indicamos os motivos que fazem da Collato a melhor solução do gênero. Veja!
Em que contexto usar ‘hot stamp’, serigrafia e tampografia?
Conforme indicamos acima, aderir a ‘hot stamp’, serigrafia e tampografia depende, principalmente, dos resultados que se pretende alcançar. Nesse sentido, devem ser seguidas as seguintes recomendações:
Hot stamp
Hot stamp é uma técnica de impressão que utiliza calor e pressão para transferir uma folha de filme metalizado ou colorido para a superfície do objeto a ser decorado. A folha é composta por camadas finas, geralmente incluindo três camadas, sendo elas uma de tinta ou pigmento, uma de adesivo e uma de liberação.
Pode ser aplicada em muitos produtos, como embalagens e artigos de papelaria. Mais do que isso, ainda é possível encontrar isso na indústria automotiva em acessórios ou mesmo em detalhes.
Serigrafia
Também conhecida como silk-screen, a serigrafia é um processo de impressão em que uma tinta é transferida para uma superfície através de uma tela de malha fina tratada esticada em um quadro. Quando esse elemento é pressionado sobre a superfície e movido com um rodo, a tinta passa apenas pelas áreas permeáveis, gerando a imagem.
- Leia também: Tampografia manual ou tampografia com máquinas: qual é melhor?
- Leia também: Como é realizado o processo de serigrafia em Santo André?
Essa opção é uma das mais utilizadas na indústria têxtil e de vestuário, mas também pode ser encontrada em materiais promocionais e até eletrônicos. Além disso, pode compor projetos em cerâmica e vidro.
Tampografia
Por sua vez, a tampografia é um processo de impressão indireto que utiliza um item conhecido como clichê, fabricado em metal ou plástico e gravado em baixo-relevo. A tinta é aplicada no objeto e uma almofada de silicone flexível é usada para transferir a tinta dele para a superfície do objeto a ser decorado.
Um dos principais benefícios dessa técnica é a versatilidade. Afinal, a almofada adapta-se à forma do objeto, permitindo a impressão em superfícies irregulares ou curvas. Isso é especialmente útil no caso de brinquedos, canecas, utensílios domésticos e muito mais.
Qual a melhor empresa para investir em ‘hot stamp’, serigrafia e tampografia?
A Collato é a melhor alternativa para interessados em investir em ‘hot stamp’, serigrafia e tampografia. Afinal, a companhia possui uma infraestrutura moderna e profissionais altamente capacitados, treinados para executar e atender a todas as demandas de seus clientes.
Por isso, caso esteja em busca de uma entidade para realizar serviços do gênero, não perca mais tempo! Entre em contato com a Collato e solicite um orçamento especial para o seu projeto.